domingo, 24 de outubro de 2010

Educação: Brasil Vs EUA

Curiosidades sobre a terra do tio Sam:
Algumas comparações entre Brasil e Estados Unidos:

1492 - Christopher Columbus descobriu a América,
1500 – Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil  8 anos depois
1776 – Foi proclamada a independência da América
1822 – Foi proclamada a independência do Brasil  46 anos
Você sabia que:
1.O Brasil proclamou a abolição da escravatura em 1888.
2.Os Estados Unidos proclamou sua abolição da escravatura em 1776 no norte do pais e em 1865.
3.O Americano não gosta de nomes longos... imagine se essa turma viesse para os Estados Unidos agora na era da automação onde os campos para nome são normalmente curtos:
1- Princesa Isabel - Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga
2-Dom Pedro I - Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim
4.O Brasil possui 8,514,215 km².
5.Os Estados Unidos possui 9,158,960 km2 (includindo o estado do Alaska e o Hawaii). Sem estes dois estados o tamanho total dos Estados Unidos e’ 7,681,660 km². O Brasil é 774,850 km2 maior que os Estados Unidos.
6.A população do Brasil é de 190 milhões (registro de 2008).
7.A população Americana esta estimada em 310,511,000 (mais de 300 milhões – estimado para o próximo censo de 2010).
8.15 milhões (cerca de 8%) de 190M de Brasileiros adultos são analfabetos .
9.O Censo de 2003 mostrou que 14% (cerca de 32 milhões de 310M) dos Americanos adultos são analfabetos (significa que não conseguem ler um jornal ou a bula na caixa de um remédio).
Compromisso com a educação nos Estados Unidos:
Embora as regras na educação nos Estados Unidos varie para cada estado, no geral algumas regras são iguais para todos os estados:
1.Transportation: Todo aluno tem direito a transporte escolar ate finalização do High School (2º ano no Brasil).
2.Existe praticamente uma escola para cada 3 km2.
3.Em 1979 no estado de Washington foi estabelecida uma lei (201) que diz que, se um aluno falta 7 dias em um mês ou 10 dias em um ano sem motivo justificável o aluno e os pais deverão pagar multa de $25 dólares por dia de ausência. Se o aluno ou pais faltarem com o pagamento os mesmos serão levados à corte e o aluno pode ser condenado à prisão juvenal e os pais a pagamento de outras multas.
4.Quando um ônibus escolar para na rua para deixar ou pegar crianças o motorista liga pisca-alertas vermelhos na frente e no fundo do ônibus e uma placa de STOP é estendida na lateral esquerda do ônibus. Existe uma lei federal que ordena que se o ônibus parar numa rua de uma ou duas vias o trânsito deve parar automaticamente nos dois sentidos enquanto a placa de STOP estiver estendida. Se parar em uma via larga ou rodovia a mesma regra é estabelecida, porém somente para a via da mão em que se encontra o ônibus parado. Se esta regra for quebrada o motorista chama a polícia rodoviária pelo rádio e o motorista é preso e pode ter sua carteira de motorista suspensa além de pagar multa.
5.Em toda rua onde existe escola deve se dirigir a no maximo 25 milhas por hora (40 Km/h). Normalmente existe uma viatura no inicio da rua na hora de entrar e sair e durante todo o tempo nas High School.
6.Nas High School (collegial) os alunos precisam pedir um passe para o professor. Na maioria das vezes o professor fornece de um a três passes a cada três meses. Alguns professores simplesmente não permitem que o aluno saia durante a aula. Se um aluno for pego fora de classe sem um passe assinado pelo professor irá perder 2 a 3 dias de horário de lanche (recreio) e os pais serão notificados.
7.A partir do kindergarden até a sexta série se o aluno chega atrasado este deve ir até à diretoria para justificar o atraso e pegar um passe para ser apresentado à professora. Para todas as séries se o aluno não aparece na sala de aula após 15 minutes do início das aulas, a professora chama a secretaria por telefone e a secretaria comunica-se com os pais para identificar o que aconteceu.
8.Se por algum motivo (saúde, financeiro, judicial) o aluno não poder comparecer à escola, o estado irá providenciar um professor particular para dar aulas na casa do aluno. Se o aluno falhar para atender as aulas poderá responder a sanções legais.
9.Para que a criança participe dos esportes escolares como basketeball, futebol, etc. (com exceção de educação física) o aluno deve demonstrar notas escolares iguais ou acima da média mínima que é C.
Com toda essa burocracia você talvez imagine que se pareça mais com colégio interno e que não vale a pena ter tudo isso. Porém se você pensar melhor irá intender que isso tudo tem a única intenção de garantir que as crianças obtenham o maximo proveito da educação (gratuita) e evita que elas não se envolvam em drogas ou outra atividade criminal. Também garante que se alguma coisa acontecer com a criança entre o caminho de casa e da escola você ficará sabendo que tem algo errado em poucos minutos. Do contrário você só iria saber depois que você percebesse que seu filho/filha não retornou da escola.
Também existem regras para quem pega a criança da escola para os casos de crianças que não usam o ônibus escolar e vão de carro ou andando para escola.

Espero que você tenha um bom proveito dessas comparações e curiosidades sobre a terra do Uncle Sam (tio Sam).
Por favor dê sua opinião e faça perguntas sobre esse e outros temas que você tenha curiosidade de saber. Eu me esforçarei ao máximo para responder suas perguntas.

João Bosco Coelho
Estado de Washington, USA.


0 comentários:

Postar um comentário